GERAZ DO MINHO HONROU O SANTO ANTÓNIO
27 de Agosto de 2015
A nossa Freguesia durante os dias 21 de Agosto a 24 de Agosto acolheu as tradicionais festas em honra de Santo António.

Este ano, as festas tiveram um início muito especial com a bênção da Capela de Ressurreição e a Requalificação do Adro da Igreja Paroquial, cujo ato, foi presidido pelo Bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho e o nosso Pároco Padre António Rafael Poças. O evento também foi assinalado com um lanche, que permitiu unir todas as pessoas presentes.

A cerimónia contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Manuel Baptista, Sr.ª Vereadora Gabriela Fonseca, Sr. Vereador André Miguel Rodrigues, o nosso Presidente da Junta Joel Silva, os respetivos membros da Junta, os membros da Assembleia de Freguesia, os habitantes e os amigos da nossa Freguesia e membros da comunicação social.

Este projeto, que tem uma grande importância para a nossa Freguesia, teve um investimento superior a 50.000 euros, que envolveu a Fábrica da Igreja Paroquial de Geraz do Minho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Geraz do Minho.

De seguida, realizou-se a missa na Igreja Paroquial e a procissão de velas que tradicionalmente inicia as festas do Santo António. O percurso teve início na Igreja Paroquial até à Capela do Santo António.

A procissão de velas foi presidida pelo Bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho e o nosso Pároco Padre António Rafael Poças e foi acompanhada por 11 magníficos andores que ajudaram dar um brilho especial.

Após ao ato religioso, a noite de sexta-feira terminou com a atuação do “Grupo Cantares da Nossa Aldeia” e o fogo de artificio.

A noite do sábado dia 22 de Agosto iniciou-se pelas 21:00, com a atuação do grupo musical “IMPAKTUS” e uma radiosa sessão de fogo para encerrar as festas deste dia.

O dia Domingo 23 de Agosto começou pelas 10:45, com a celebração da missa na Capela de Santo António. De tarde, findo do sermão, o dia teve como ponto alto a majestosa procissão, que saiu à rua e foi acompanhada por 11 magníficos andores, pela Fanfarra dos Escuteiros de Sobradelo da Goma e as várias figurantes que ajudaram dar um brilho especial.

Devido ao mau tempo que acorreu nesse dia, não foi possível assistir à atuação do grupo musical "VITOR RODRIGUES”, que foi adiado para o próximo Sábado dia 29 de Agosto, pelas 22:00 no largo da Capela de Santo António da nossa Freguesia. (Todos estão convidados.)

Para finalizar o calendário de eventos, o dia 24 de Agosto foi marcado com o “Convívio com toda a população de Geraz do Minho, Familiares, Amigos e Emigrantes”, que habitualmente é organizado pela comissão de festas de Santo António e pela Junta da Freguesia de Geraz do Minho.

O Convívio começou pelas 19:00 e já eram muitas as pessoas que já se concentravam no largo de Santo António.

Com a presença das fêveras, barriguinhas, sardinha assada, broa de milho e uma malga de caldo verde, as pessoas aproveitaram esta convivência para reencontrar com os velhos amigos, matar saudades, avivar recordações e dançar ao som do grupo musical “Amigos das Margens do Cávado”.

Felicitamos e é necessário reconhecer o magnífico trabalho desenvolvido pela Comissão de Festas de Santo António, seus familiares e aos voluntários. Sem a sua dedicação e valente trabalho, não seria possível realizar a grandiosa e tradicional festa em honra de Santo António.