FESTAS EM HONRA DE SANTO ANTÓNIO
19 de Agosto de 2019
A nossa freguesia durante os dias 16,17 a 18 de Agosto acolheu as tradicionais festas em honra de Santo António, que se realizaram na capela do lugar de Santo António.

As festas iniciaram-se na noite da sexta-feira dia 16 de Agosto, pelas 20:45, com a Eucaristia e a tradicional Procissão de Velas. A procissão foi acompanhada por 7 maravilhosos andores. O consagrado percurso iniciou-se na Igreja Paroquia até à Capela de Santo António. A procissão de velas foi presidida pelo nosso Pároco Sr. Padre António Rafael Poças e teve a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal Avelino Silva e a Sr.ª Vereadora Gabriela Fonseca.

Após ao ato religioso, a noite de sexta-feira continuou com a autuação do “João Seabra”e a sessão de fogo. A autuação de “DJ- Music Gold” terminou a noite, criando um verdadeiro clima de diversão.

Sábado dia 17 de agosto marcou o segundo dia das festas. Todo começou pelas 10:00 com o Grupo Zés Pereira de Pedreigas e a sessão de fogo do meio-dia.

A noite da festa terminou com os Gerazianos a dançar ao ritmo do grupo “Só para Pular”e a sessão de Fogo.

O Domingo por tradição, é o principal dia de festa, as atenções estiveram voltadas para os actos religiosos, com a celebração de Eucaristia Campal em honra de Santo António, que se realizou na Capela pelas 10:30 e contou com a presença de Sr.ª Vereadora Gabriela Fonseca.

De tarde, já eram muitas pessoas que marcaram presença junto à capela para dar início ao Sermão.

Findo o sermão, teve lugar a solene procissão, composta por 7 andores e várias figurantes alegóricas que também se associaram à procissão, dando um brilhantismo ainda maior ao acto religioso, onde não faltaram os devotos que acompanharam aquele acto religioso e a Fanfarra Infanto-juvenil de Cabreiros.

A procissão foi presidida pelo nosso Pároco Sr. Padre António Rafael Poças e o Sr. Padre José Miguel. Também contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal Avelino Silva, o Sr. Vereador Frederico Castro, o nosso presidente da Junta Joel Silva, os respetivos membros da Junta, os membros da Assembleia, os Gerazianos e os amigos da nossa freguesia.

À noite, a partir das 22h00, a animação esteve a cargo da actuação de “Cláudia Martins & Minhotos Marotos”. A sessão de fogo deu ao encerramento das nossas festas.

A Junta de Freguesia deixa uma palavra de gratidão à comissão de Festas de Santo António de 2019, pela magnífica organização das festividades. Como sabemos, estas festas exigem muita dedicação às pessoas e as suas famílias que fazem parte da comissão. Sem a vossa dedicação e valente trabalho, não seria possível realizar a grandiosa e tradicional festa em honra de Santo António.