Processo de migração da rede TDT -
12 de Setembro de 2020
Póvoa do Lanhoso - 05-11-2020

O calendário de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIMAVE é o seguinte:

Local Canal --------------------Atual Canal--------Futuro Data_Migracao

Póvoa do Lanhoso---------------56 33---------------------05-11-2020

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância. Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.

Para divulgar esta informação junto das populações a ANACOM vai distribuir, em todas as casas e estabelecimentos comerciais, uma carta e um folheto explicativo sobre a migração da rede de TDT e a sintonia dos televisores.

Para ajudar a divulgar a informação e dar apoio às populações a ANACOM tem estabelecido protocolos com diversas entidades, que têm relações de proximidade com a população: ANAFRE, AMA, Câmaras Municipais; e tem estabelecidas parcerias com a GNR, a PSP, o Instituto da Segurança Social, o Patriarcado, a Liga Nacional dos Bombeiros e o Corpo Nacional de Escutas.

Neste contexto, e tendo em conta que as câmaras municipais e as juntas de freguesia são um importante parceiro de proximidade para as populações, é de extrema relevância que possam apoiar as populações neste processo, quer divulgando informação, quer apoiando as pessoas na sintonia dos equipamentos.

A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital (https://online.fliphtml5.com/rchw/haqd/) e um vídeo que explica todo o processo (https://www.youtube.com/embed/9fESWKW1tig?rel=0&autoplay=1).