EDUCAÇÃO | Póvoa de Lanhoso com duas escolas de acolhimento
27 de Janeiro de 2021

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso informa que o concelho dispõe de duas escolas de acolhimento nos dois Agrupamentos de Escolas existentes. No Agrupamento Gonçalo Sampaio, a escola de acolhimento é a Escola Básica da Póvoa de Lanhoso; no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, a Escola Secundária é a escola de acolhimento.

Os pais e as mães que necessitem de recorrer ao serviço das escolas de acolhimento devem contactar o diretor/a do Agrupamento de Escolas frequentado pela sua criança (do pré-escolar até ao 12 anos de idade).

De acordo com o Decreto-Lei n.º3-C/2021 de 22 de janeiro, as escolas de acolhimento recebem os filhos e as filhas dos trabalhadores dos serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão impeça que prestem assistência às crianças, neste contexto de encerramento de escolas.

São considerados trabalhadores de serviços essenciais os seguintes: profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas; trabalhadores dos serviços públicos essenciais; trabalhadores de instituições, equipamentos sociais ou de entidades que desenvolvam respostas de carácter residencial de apoio social e de saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vítimas de violência doméstica; e trabalhadores de serviços de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais.